segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Atuação no mercado de Comunicação e Marketing

A comunicação e o marketing sofreram, ao longo dos anos, inúmeros
reajustes em sua área de atuação, isto é proveniente das mudanças
ocorridas no mercado e nos cenários mundiais. Antes de falar em
comunicação e marketing propriamente ditos e para tentar compreender
a sua essência, vamos refletir a Idade Média, quando surge e
desenvolve-se o mercado, coração da vida econômica e política.
Segundo Padilha (2006, p.40), os mercados eram inicialmente instalados
nas igrejas e administrados por elas, sua importância era tanta
que foi a partir dos mercados que as cidades começaram a nascer.
Impulsionou a construção de estradas, portos e canais, bem como,
a produção de carros, trens e aviões. O século XIII, conhecido como
século das luzes, marcou uma série de transformações no ambiente
comercial mundial, a Revolução Francesa, garantiu a liberdade de comércio
e a livre produção de grãos. Com isso, expandiu-se a construção
de mercados, dando inicio ao que viria a ser uma sociedade de
consumo.
Em sua obra, Shopping Center, Valquíria Padilha afirma que: “Esse dinamismo
comercial de nossos dias encontra suas raízes no século XIX,
quando, alem de firmarem-se os princípios da Revolução Industrial,
surgem de forma mais sistemática, especialmente em Paris e Londres,
as primeiras grandes lojas de departamentos, e com elas uma verdadeira
‘cultura do consumo’”. (2006, p.42)
Baseado nessa nova “cultura do consumo” é que surgem os profissionais
de comunicação e marketing, sabendo que o mundo é feito de
clientes, na constante busca de fidelizá-los. Nesse contexto, podemos
refletir as novas tendências de atuação no mercado de comunicação
e marketing, não perdendo de vista os acontecimentos passados, os
quais são discutidos de forma diversificada, tomando-as como base
para o futuro.
Na sua gestão, o mercadólogo deve auxiliar na administração da
empresa, desenvolver o planejamento estratégico e cuidar para que
ele seja cumprido. Alem disso, tem a função de gerenciar vendas e
delinear os objetivos da comunicação, encaminhando as demandas
à agência de publicidade, para desenvolvimento das campanhas. O
perfil de um bom profissional é caracterizado por habilidades em
comunicação, persuasão, liderança e capacidade de trabalhar em
equipe. Enio Carvalho, que é administrador e consultor de marketing
publicou no site Publicidade e Marketing um artigo onde afirma: “o
marketing no Brasil tem quase 50 anos e veio para ficar”. As empresas
que desejarem sobreviver e perpetuar no mercado deverão requisitar
um profissional desta área, ou seja, as empresas terão que ter profissionais
de marketing capacitados e preparados para buscar soluções
que possam atender e entender o mercado.
No Brasil, as grandes empresas sempre dispõem áreas especificas de
marketing que empregam grande parte dos profissionais da área,
mas, as empresas de médio e pequeno porte geralmente não possuem
um setor específico. A profissão ainda não tem um piso salarial
estipulado. Como em qualquer outra profissão, no Brasil atual, não é
fácil encontrar uma boa colocação no mercado. Para isso o profissional
tem que se dedicar, investir em qualificação e através de muito
trabalho mostrar que é realmente bom. (Por Marina Silva)

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