segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Redes Sociais e o novo nicho de mercado

(Por Daniele Pires)
O ser humano é intrinsecamente um comunicador. Dentre as muitas possibilidades da comunicação no âmbito da interação, vem tornando-se cada vez mais popular a utilização das redes sociais por membros da sociedade civil e corporativa. Fato este que torna as redes sociais, objeto de estudo que merece a atenção do profissional atuante no mercado da comunicação.
No ambiente corporativo, a utilização da internet através dos sites de relacionamento, blogs, facebooks e etc., vem despertando especial interesse das companhias que se preocupam com os seus pontos de contato (colaboradores, consumidores, fornecedores, etc). Sendo que a popularização do acesso a este tipo de ferramenta, concede para as redes sociais status de veículo de comunicação. Eis que surge um novo nicho de mercado para o profissional de comunicação das mais diversas especialidades. Cabe ao profissional compreender a utilização das ferramentas das
redes sociais e como fazer para chamar a atenção do público alvo do negócio acompanhado, como também obter de forma rápida e interativa o feedback do público tanto sobre
os produtos comercializados, como sobre a imagem da instituição de um modo geral, sem deixar de saber como estão sendo avaliados o posicionamento e as atitudes da corporação. Este nicho de mercado possibilita os trabalhos desenvolvidos em home office, o que se configura com uma outra tendência. Desta forma, os profissionais de comunicação que estão disponíveis no mercado ou têm tempo livre o suficiente para acumular mais de uma função que estão a par do funcionamento das redes sociais e gostam de usufruir da interatividade, têm de fato uma excelente oportunidade de oferecer os seus serviços as empresas que querem interagir com os
usuários das páginas de relacionamento. É bem verdade que há uma linha tênue entre a utilização das páginas de relacionamento com responsabilidade e ética em benefício do negócio e o risco da utilização de forma irresponsável que pode ser danosa a imagem de uma
instituição.Este é mais um motivo para que as corporações abram espaço para a função de comunicadores, profissionais habilitados voltados para a administração, manutenção e checagem diária do que está sendo veiculado sobre a sua marca nos sites de relacionamento.
É fato que o mercado está em expansão e cabe aos comunicólogos interessados manterem-se informados, sob alerta para esta tendência de mercado que amplia a oferta de trabalho
e se apresenta como mais uma alternativa para a classe. A procura por profissionais que possam desempenhar tal função, com a eficácia necessária, deve aumentar proporcionalmente
ao espaço tomado pelos sites de relacionamento na vida dos membros do público-alvo de cada empresa.

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