(Por Alex Bolivar & Renata Ferraz)
Nosso destaque profissional é graduado em Comunicação pelo Centro
Universitário da Bahia, Pós-graduado em Marketing pela ESPM (Escola
superior de Propaganda) de São Paulo, especialista em língua Portuguesa
e Literatura, possui uma extensão em Marketing pela Universidade
da Califórnia (EUA), além de ser associado da American Marketing Association
(EUA) e ser titular de oficinas de marketing em várias universidades.
Ricardo Soares de Azevedo Lima, natural de Salvador, hoje ocupa o
cargo de Diretor de Marketing do Esporte Clube Vitória.
Vale à pena conferir o nosso tira teima com essa fera em marketing
esportivo.
CMKT - Fale sobre a sua carreira profissional.
RA - Comecei no jornalismo pela TV Aratu, onde apresentava programa de esportes. Em seguida passei pela TV Globo Nordeste, onde apresentava e editava o Jornal da Manhã. Como jornalista, participei de coberturas como Jogos Pan-americanos de 2003 (Santo Domingo),
Olimpíadas 2004 (Atenas) e Copa do Mundo 2006 (Alemanha), além de vários outros torneios. Desde 2002 atuo na consultoria da área esportiva e em 2008 iniciei carreira pedagógica na Universidade Uniceuma (Maranhão).
CMKT - Por que escolheu o marketing esportivo?
RA - Sou apaixonado por esporte, por isto fui atleta de natação competitiva por quase de 10 anos. Com a recente profissionalização do setor esportivo no Brasil consegui me dedicar mais a área.
CMKT - Quando assumiu a direção de marketing do vitória?
RA - Fim de dezembro de 2008.
CMKT - De que forma é organizada a sua equipe de profissionais?
RA - Quando cheguei não tínhamos equipe, pois o clube estava sem diretor há dois anos. Meu primeiro trabalho foi organizar o departamento, criando equipe, métodos e processos.
CMKT - Qual é a situação encontrada hoje no departamento de marketing do Vitória?
RA - Hoje já temos três áreas internas: patrocínio, sócio torcedor e licenciamento, cada qual com sua organização, mas ainda estamos em fase de consolidação.
CMKT - Quais as estratégias de marketing elaboradas para o esporte clube Vitória?
RA - Temos duas linhas, uma institucional e outra mercadológica. Na primeira vamos cuidar da marca Vitória, que é muito forte. Na segunda vamos focar na área comercial.
CMKT - Dentre as ações implantadas, de qual você espera obter maior retorno?
RA - Acho que a organização dos resultados e um plano de metas comerciais deverão gerar ao clube uma memória importante para a organização. Espero mostrar a efetividade disso e deixar esta cultura do planejamento baseado em dados implantados.
CMKT - Onde está encontrando maior dificuldade?
RA - A falta de orçamento dificultou muito esta primeira etapa. Com o mercado recessivo tivemos que cortar muitos custos e isto tornou lento nosso processo de mudança. Mas devemos terminar o ano dentro de uma meta aceitável e com boas perspectivas para 2010.
CMKT - Faça um rápido balanço da situação do departamento de marketing do Vitória antes e depois da sua chegada.
RA - A estruturação do departamento irá deixar um legado importante, com dados de extrema relevância para as próximas ações e uma organização adequada para a avaliação de desempenho do clube nos negócios. Quero implantar uma cultura corporativa identificável por nossos clientes internos e sinto que isto está a caminho aqui no clube. Posso dizer que isto é a maior diferença entre o antes e depois de minha chegada aqui. É um trabalho silencioso, mas vai aparecer na hora certa.
CMKT - Qual é a sua visão atual e futura para o segmento de marketing esportivo no mercado de trabalho?
RA - A Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 já trouxeram para o mercado nacional uma nova concepção para o esporte. Se antes era diversão, hoje é negócio. Neste novo cenário devemos ter uma busca pela profissionalização para o setor. Se isto não ocorrer, o que não acredito, deixaremos de aproveitar um novo mercado avaliado em R$ 20 bilhões. Digo que não acredito, pois o futuro de nosso país depende muito de como iremos aproveitar estas oportunidades dos próximos anos. Vou tentar fazer a minha, pois quero contribuir com minha cidade e meu país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário